top of page
Buscar

Geoprocessamento: o que é isso?

  • ademirdesousaneto
  • 25 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Em meados do século 20, esforços foram feitos para automatizar o processamento de dados espaciais para reduzir o custo de produção e manutenção de mapas. Logo, os primeiros sistemas de informação geográfica (GIS) surgiram dentro das restrições computacionais e informacionais da época. Cada parte interessada tem que desenvolver seus próprios procedimentos, e muitas vezes é impossível replicar padrões em diferentes lugares. Nos anos 80, ocorreu um desenvolvimento acelerado dos Sistemas de Informação Geográfica e em seguida a globalização uniformizou os sistemas, a consolidar o geoprocessamento para além do meio acadêmico, chegando no mercado.


O geoprocessamento é uma ferramenta importante nas mais diversas áreas e é de extrema importância nos estudos ambientais. A tecnologia computacional está revolucionando a forma como o mundo é analisado qualitativa e espacialmente todos os dias nos mais variados padrões e variáveis ​​exigidas. A tecnologia GIS tem um grande impacto, especialmente em projetos que exigem mapeamento temático, diagnóstico ambiental, avaliação de impacto ambiental, planejamento territorial e previsão ambiental.

Em alguns casos, notadamente no Brasil, a ausência e instabilidade de infraestrutura ou procedimentos padronizados se mostraram a maior dificuldade para os órgãos governamentais identificarem a responsabilidade ambiental e outras invasões ao ambiente natural. Nesse sentido, os métodos informatizados têm aumentado a eficiência dos projetos ambientais, tornando-se até críticos à medida que aumentam as dimensões espaciais, os custos operacionais do local e a complexidade analítica.


Embora ainda possam ter algumas limitações, dependendo do método, a ideia do geoprocessamento é representar a natureza em um computador com o menor grau de redução possível, permitindo que o campo de pesquisa caracterize especificidade com os mais diversos padrões e funcionalidades. Ele nos permite agregar detalhes e informações ricas e aproximar os resultados da realidade.

O geoprocessamento provou ser uma das principais ferramentas de atuação da AS Engenharia e Consultoria Ambiental. Cerca de quatro sextos dos projetos da empresa utilizam ferramentas computacionais avançadas para realizar análises de engenharia georreferenciada com responsabilidade ambiental. Destacamos a família de softwares ArcGIS que nos permite realizar projetos muito complexos e de alto impacto: desde o delineamento de bacias hidrográficas, análise de vulnerabilidade de aquíferos, geração de mapas de uso e ocupação do solo, cadastro ambiental (CAR) e zoneamento urbano.


Prestamos nossos serviços com tecnologia de ponta e competência técnica com base na responsabilidade ambiental que temos e queremos impressionar nossos clientes. Entregamos projetos de alta qualidade que satisfazem nossos clientes e refletem nosso compromisso com a sociedade e o meio ambiente.


Qualquer dúvida no que tange o Geoprocessamento, entre em contato conosco, para que possamos sana-las.




 
 
 
  • Instagram
  • Grey Facebook Ícone
  • LinkedIn

Copyright Ademir Sousa - 2024


Nossa motivação enquanto empresa é guiar o mercado da engenharia num sentido mais responsável e com qualidade, facilitando a vida dos nossos cliente e sendo mantenedores da ordem na natureza.

 

  • Instagram
  • Facebook

©2022 | Criado por Gabriel Henriques

bottom of page